Trump e Corina Machado vão reunir-se na próxima semana
- 09/01/2026
Em entrevista à Fox News, o presidente dos Estados Unidos da América revelou que irá encontrar-se com Maria Corina Machado na próxima semana. Afirmou ainda que será com toda a honra que receberá o prémio Nobel da Paz que esta afirmou que entregaria a Donald Trump, pela captura de Nicolás Maduro.
"Sei que ela virá na próxima semana e estou ansioso por poder cumprimentá-la", disse, esta quinta-feira, em entrevista com Sean Hannity, e referindo-se à líder da oposição venezuelana.
O republicano norte-americano fez referência ainda ao facto de Corina Machado ter afirmado que tinha intenções de lhe entregar o seu Prémio Nobel da Paz. "Será uma grande honra [recebê-lo]", reagiu.
President Donald Trump reacts during a Fox News interview to comments about Venezuelan opposition leader María Corina Machado and the Nobel Peace Prize, saying she has offered to share the honor with him when they meet in Washington. pic.twitter.com/iXWQLnMAfS
— Rapido-official (@BoimahGordon) January 9, 2026
Após esta declaração, a Casa Branca não deu mais pormenores sobre este possível encontro, nem sobre que temas que poderão ser abordados pelos dois intervenientes, refere o Washington Post.
Operação militar e elogios de Corina
Nicolás Maduro foi capturado no sábado numa operação militar norte-americana, ato esse que mereceu elogios por parte da líder da oposição da Venezuela, que nessa senda revelou que tenciona voltar ao seu país.
"Tenciono regressar à Venezuela o mais rapidamente possível", declarou a vencedora do Prémio Nobel da Paz 2025 numa entrevista à cadeia norte-americana Fox News, na qual pormenorizou o seu projeto político para o país, apesar de o Presidente norte-americano não a apoiar nesse projeto.
Congratulando-se com a operação norte-americana na Venezuela, a laureada com o Prémio Nobel da Paz 2025 classificou a ação de Trump como "histórica" e disse querer "entregar" e "partilhar" o seu prémio com o presidente norte-americano.
"Gostaria de poder dizer-lhe pessoalmente que nós, o povo venezuelano - porque é um prémio do povo venezuelano - queremos absolutamente entregá-lo e partilhá-lo com ele. O que fez é histórico. É um passo enorme para uma transição democrática", afirmou.
Trump não apoia projeto político de Corina
Apesar disso, recorde-se, o presidente norte-americano não apoia o projeto político de Corina para a Venezuela.
Trump afirmou que Corina Machado não estava qualificada para assumir a liderança da Venezuela e sublinhou que a realização de eleições no país não está na agenda de Washington.
Segundo a Agência France Presse, Donald Trump não superou o facto de Corina Machado ter sido escolhida para o Prémio Nobel da Paz, no ano passado.
Nesse sentido, o Presidente norte-americano voltou a expressar queixas na entrevista à Fox News, criticando particularmente a Noruega.
"Esta é a posição do comité (que atribui o Prémio Nobel da Paz). (...) É muito embaraçoso para a Noruega. Se tiveram alguma coisa a ver com isso ou não. Penso que tiveram. Dizem que não. Mas quando se acaba com oito guerras, deve-se ganhar um prémio por cada uma delas", disse Donald Trump, repetindo este número, que os especialistas em relações internacionais consideram fantasioso.
[Notícia atualizada às 08h13]
Leia Também: Machado agradece a Trump captura de Maduro e regressará em breve ao país














