Trump e Corina Machado vão reunir-se na próxima semana

  • 09/01/2026

Em entrevista à Fox News, o presidente dos Estados Unidos da América revelou que irá encontrar-se com Maria Corina Machado na próxima semana. Afirmou ainda que será com toda a honra que receberá o prémio Nobel da Paz que esta afirmou que entregaria a Donald Trump, pela captura de Nicolás Maduro.

 

"Sei que ela virá na próxima semana e estou ansioso por poder  cumprimentá-la", disse, esta quinta-feira, em entrevista com Sean Hannity, e referindo-se à líder da oposição venezuelana.

O republicano norte-americano fez referência ainda ao facto de Corina Machado ter afirmado que tinha intenções de lhe entregar o seu Prémio Nobel da Paz. "Será uma grande honra [recebê-lo]", reagiu.

Após esta declaração, a Casa Branca não deu mais pormenores sobre este possível encontro, nem sobre que temas que poderão ser abordados pelos dois intervenientes, refere o Washington Post.

Operação militar e elogios de Corina

Nicolás Maduro foi capturado no sábado numa operação militar norte-americana, ato esse que mereceu elogios por parte da líder da oposição da Venezuela, que nessa senda revelou que tenciona voltar ao seu país.

"Tenciono regressar à Venezuela o mais rapidamente possível", declarou a vencedora do Prémio Nobel da Paz 2025 numa entrevista à cadeia norte-americana Fox News, na qual pormenorizou o seu projeto político para o país, apesar de o Presidente norte-americano não a apoiar nesse projeto.

Congratulando-se com a operação norte-americana na Venezuela, a laureada com o Prémio Nobel da Paz 2025 classificou a ação de Trump como "histórica" e disse querer "entregar" e "partilhar" o seu prémio com o presidente norte-americano.

"Gostaria de poder dizer-lhe pessoalmente que nós, o povo venezuelano - porque é um prémio do povo venezuelano - queremos absolutamente entregá-lo e partilhá-lo com ele. O que fez é histórico. É um passo enorme para uma transição democrática", afirmou.

Trump não apoia projeto político de Corina

Apesar disso, recorde-se, o presidente norte-americano não apoia o projeto político de Corina para a Venezuela.

Trump afirmou que Corina Machado não estava qualificada para assumir a liderança da Venezuela e sublinhou que a realização de eleições no país não está na agenda de Washington. 

Segundo a Agência France Presse, Donald Trump não superou o facto de Corina Machado ter sido escolhida para o Prémio Nobel da Paz, no ano passado.

Nesse sentido, o Presidente norte-americano voltou a expressar queixas na entrevista à Fox News, criticando particularmente a Noruega.

"Esta é a posição do comité (que atribui o Prémio Nobel da Paz). (...) É muito embaraçoso para a Noruega. Se tiveram alguma coisa a ver com isso ou não. Penso que tiveram. Dizem que não. Mas quando se acaba com oito guerras, deve-se ganhar um prémio por cada uma delas", disse Donald Trump, repetindo este número, que os especialistas em relações internacionais consideram fantasioso.

[Notícia atualizada às 08h13]

Leia Também: Machado agradece a Trump captura de Maduro e regressará em breve ao país

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916273/trump-e-corina-machado-vao-reunir-se-na-proxima-semana#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Verão e amor (Cerveja no congelador)

Toy

top2
2. Os meus dois amores

JOSÉ MALHOA

top3
3. A morena baila

MARCO PAULO

top4
4. Chapéu de Palha

BANDALUSA

top5
5. A ÚLTIMA NOITE (LA ULTIMA NOCHE)

TELMO MIRANDA

Anunciantes