Roblox vai verificar idade de utilizadores em todo o mundo
- 07/01/2026
Depois de várias investigações e processos onde foi acusada de não fazer o suficiente para proteger utilizadores menores na sua plataforma, a Roblox anunciou que vai implementar uma verificação obrigatória de idade para todos os seus utilizadores.
Este sistema, que começou a ser testado no final do ano passado em alguns mercados, passará a ser aplicado em todo o mundo e exigirá que, na aplicação da Roblox, os utilizadores permitam acesso à câmara do telemóvel para fazer uma verificação facial.
Como conta o site TechCrunch, a empresa responsável pela plataforma indica que as fotografias e vídeos carregados pelos utilizadores são apagados após concluído o processo mas, caso os utilizadores com 13 anos ou mais não queiram recorrer ao reconhecimento facial, podem fazê-lo por via de um documento de identificação.
Uma vez finalizado o processo de verificação de idade, a Roblox garantirá que os utilizadores só podem conversar com outros utilizadores que estejam no seu grupo de idade e a empresa definiu um total de seis grupos: menores de 9, 9 a 12, 13 a 15, 16 a 17, 18 a 20 e maiores de 21.
Notar que, no caso de utilizadores com menos de 9 anos, a capacidade de conversar ficará desativada e só será disponibilizada caso seja dado o consentimento dos pais ou encarregados de educação.
A Roblox nota que, caso o sistema de reconhecimento facial atribua a idade errada ao utilizador, é possível recorrer da decisão e providenciar um documento de identificação. Ainda assim, de acordo com o comportamento verificado na plataforma, a Roblox poderá pedir aos utilizadores para completarem o processo novamente.
“Utilizando múltiplos sinais, a Roblox está constantemente a avaliar o comportamento do utilizador para determinar se alguém é significativamente mais velho ou mais novo do que é esperado”, pode ler-se no comunicado da empresa. “Nestas situações, a Roblox pedirá aos utilizadores para repetirem o processo de verificação de idade”.
Leia Também: Novo jogo dos criadores de "League of Legends" chega às consolas este mês















