Nódoas de óleo. Eis a solução para remover (mesmo as mais persistentes)!
- 08/01/2026
Todas e quaisquer nódoas são um pesadelo, mas as de óleo são as que tendem a ser mais teimosas. Como se sabe, o óleo repele a água e, por isso é que não pode ser removido apenas dessa forma.
Mas para grandes males, grandes remédios — com os métodos corretos, qualquer mancha pode ser eliminada com sucesso.
As nódoas de óleo em materiais sintéticos são muito mais desafiantes e difíceis de remover do que em tecidos naturais como o algodão, mas se agir de imediato poderá ter mais sucesso ao eliminar essas manchas.
Ainda assim, esta solução desenvolvida pelos peritos de limpezas do The Spruce promete ser eficiente mesmo em nódoas crónicas e persistentes.
Leia Também: 30 formas diferentes (algumas inesperadas) de usar a esponja mágica
O que precisa para uma remoção eficaz de nódoas de óleo
Materiais necessários
Faca, colher ou um cartão
Escova de dentes
Máquina de lavar roupa
Rolo de papel de cozinha
Papelão
Algodão ou cotonete (opcional)
Produtos de limpeza necessários
Detergente da loiça
Bicarbonato de sódio
Vinagre branco destilado
Detergente da roupa (pode ser esta versão natural e caseira)
Água quente
Remoção da nódoa passo a passo
Se acabou de verter um molho oleoso sobre a sua peça de roupa preferida enquanto cozinhava, não perca mais tempo — o nível de dificuldade aumenta quando o óleo secar.
Remova o excesso de óleo
1 - Comece por remover quaisquer sólidos oleosos do tecido com uma faca ou com os extremos de um cartão, por exemplo.
2 - Limpe as manchas de óleo líquido com rolo de papel de cozinha. Isso irá facilitar o "tratamento da área manchada e evita que o óleo penetre ainda mais em parte do material", explicam.
Aplique bicarbonato de sódio e vinagre
1 - Use bicarbonato de sódio para extrair ainda mais o óleo do tecido após terminar a primeira etapa. Este ingrediente seco ajuda a retirar o óleo e a gordura das fibras.
2 - Use uma boa quantidade de bicarbonato de sódio para revestir a mancha e depois remova-a com uma faca ou as extremidades de um cartão de crédito como descrito no passo anterior.
3 -Aplique outra camada de bicarbonato de sódio até que este "não puxe mais óleo", como referem os especialistas.
4- Deixe o bicarbonato de sódio seco sobre a mancha durante a noite se a mancha for grande. Se se tratar de uma nódoa pequena basta deixar a atuar entre 30 minutos a uma hora.
5 - Use sua mão ou escova de dentes para remover o bicarbonato de sódio da mancha.
6 - Despeje uma tampa de vinagre branco destilado diretamente sobre a mancha para desfazê-la ainda mais. e depois use uma escova de dentes macia para esfregar o vinagre.
Em alternativa, para roupas que não possam ser lavadas ou que o tecido tenha de evitar o contacto com água, opte por polvilhar a superfície de manchas de óleo com amido de milho ou pó de talco para ajudar a absorver o óleo do tecido, tal como atua o pó de talco quando aplicado no cabelo para remover a oleosidade.
Aplique Detergente
1 - Se a nódoa ainda estiver visível aplique um pouco de detergente da roupa sobre a superfície abrangida.
Uma alternativa eficaz poderá ser um champô indicado para cabelos oleosos, sugerem os peritos de limpeza.
2 - Deixe o líquido repousar por pelo menos durante cinco minutos, mas não mais de dez minutos. Não deve deixar que a área seque. À medida que "a solução penetra no tecido, a gordura decompõe-se", garantem.
Lave a peça de roupa de acordo com as recomendações da etiqueta
Verifique o rótulo de cuidados que deve ter com a roupa em questão e lave com água quente, mas até à temperatura recomendada.
Momento de inspeção
Antes de secar a roupa, certifique-se de que não há nenhum problema ou área escurecida. Se ainda houver vestígios deverá repetir os passos anteriores.















