"Manchester City teve interesse em Alberto Costa nos tempos da Juventus"
- 08/01/2026
Cristiano Giuntoli, antigo diretor desportivo da Juventus, de 2023/24 a 2024/25, esteve à conversa com a imprensa italiana na passada terça-feira, para esclarecer o seu trabalho no clube italiano, que foi muito criticado após a sua saída.
O ex-jogador dos escalões mais modestos do futebol italiano revelou ainda um interesse que era, até agora, desconhecido ao público da vecchia signora e dos portugueses.
"Os jogadores que eu contratei estão todos como titulares em outras equipas. Eu não quero procurar controvérsias, mas não me deram tempo para trabalhar. Com apenas um ano, e ainda paguei pela lesão do Bremer", começou por dizer o ex-dirigente do clube italiano em declarações ao Corriere dello Sport, citadas pelo portal Goal.
"Desde o Daniel Huijsen ser criticado, ao Kolo Muani... Até o Nico González está muito bem no Atlético de Madrid. Talvez eu não estivesse errado. Podiam falar sobre todos os jogadores que vendi", continuou, antes de fazer uma revelação sobre um jogador português.
"Sabiam que o Manchester City esteve interessado em Alberto Costa quando ele ainda estava na Juventus? Eu reorganizei as contas do clube. Quando cheguei, estavam com déficits de 300 milhões de euros, agora estão com apenas 58 milhões de euros em perdas. A idade média do plantel foi dos 30 para os 25 anos. Deviam esforçar-se mais para 'limpar' o meu nome", completou Cristiano Giuntoli.
De recordar que Alberto Costa chegou à Juventus em 2024/25, por uma verba a rondar os 13,8 milhões de euros paga ao Vitória Sport Clube, antes de o FC Porto avançar pela sua contratação, apenas uma temporada depois, pagando um montante a rondar os 15 milhões de euros, com João Mário a ir no sentido inverso, por 12,6 milhões de euros.
Na presente temporada, o lateral direito do clube azul e branco já completou 24 partidas de dragão ao peito, com uma contribuição de cinco assistências em todas as competições, sendo uma das fontes do bom rendimento da equipa de Francesco Farioli, que é líder isolada da I Liga.
Novo reforço do FC Porto esteve à beira de grandes da Europa
Mariusz Piekarski, agente de Oskar Pietuszewski, concedeu, esta quarta-feira, uma extensa entrevista ao portal polaco Meczyki, na qual 'abriu o livro' a propósito da já oficializada transferência do jogador de apenas 17 anos de idade para o FC Porto, que poderá render ao Jagiellonia Bialystok um encaixe financeiro de até dez milhões de euros.
"Começámos o diálogo com o FC Porto em setembro. Identificámos e abordámos Portugal como o local ideal para o Oskar se desenvolver. Nós sabíamos que havia um interesse enorme nele, com base em abordagens e observações, mas não queríamos dar um salto para fora de pé. Por esta razão, descartámos, imediatamente, diversos destinos, como Inglaterra, Alemanha e Itália", começou por afirmar.
"Os meses seguintes foram trabalho do FC Porto. Eles observaram atentamente o jogador, durante os jogos, recolheram informação, começando pelos jogadores mais óbvios, como foi o caso de Jakuk Kiwior e Jan Bednarek, e, depois, realizaram entrevistas de fundo a propósito do passado dele, analisando o potencial dele", acrescentou.
O empresário explicou que a direção liderada por André Villas-Boas se mostrou "determinada a contratar" o avançado, pelo que as negociações com o emblema polaco "começaram, acelerando significativamente, em dezembro", até que "tudo encaixou", levando a que este seguisse mesmo viagem rumo ao Estádio do Dragão.
Nesta mesma entrevista, Mariusz Piekarski assumiu que Oskar Pietuszewski poderia ter sido 'desviado' para Espanha: "No domingo, eu tinha a sensação de que tudo poderia dar certo, e disse-lhe para acordar cedo, com um voo reservado para o Porto. E assim foi. Em vez de voar para Varsóvia, voou para Portugal, onde esperou pelo acordo final".
"O Atlético de Madrid e o Real Betis lutaram pelo Oskar mesmo até ao fim. Chegámos a negociar um contrato com eles. Tudo era já bastante concreto, e, se o diálogo com o FC Porto caísse por terra, era suposto o Atlético de Madrid apresentar uma proposta oficial ao Jagiellonia Bialystok, na segunda-feira", sublinhou.
"Além disso, ambos os clubes espanhóis estavam dispostos a manter Pietuszewski em Bialystok até ao final da temporada. E isso demonstra um grande respeito pelo Jagiellonia. O diretor desportivo, Lukasz Maslowski, percebeu qual era o melhor lugar para o desenvolvimento do jogador. Levou a opinião dele em conta", completou.















