Jorge Mendes teve de convencer Laporta para Cancelo voltar ao Barcelona
- 08/01/2026
O diário AS, de Espanha, avançou, esta quinta-feira, detalhes sobre a operação 'João Cancelo', que está prestes a regressar ao Barcelona a título de empréstimo oriundo do Al Hilal, da Arábia Saudita.
Segundo a publicação, o papel de Jorge Mendes foi decisivo no desfecho das negociações. Tudo aconteceu numa reunião com Joan Laporta, presidente dos catalães, aquando da gala dos Globe Soccer Awards, no Dubai, antes da véspera de ano novo. O empresário português manifestou o desejo do polivalente lateral internacional português, de 31 anos, em ingressar no plantel liderado por Hansi Flick.
Ora, quem não ficou totalmente feliz com este regresso de João Cancelo, inicialmente apontado ao Inter, da Serie A, foram as pessoas que trabalham juntamente com Deco, diretor desportivo dos blaugrana. As razões para tal descontentamento não foram reveladas.
Por sua vez, o técnico Hansi Flick já deixou rasgados elogios ao jogador, que contou ainda com passagens por Benfica, Valência, Inter, Juventus, Manchester City, Bayern Munique.
"Conversei com a minha equipa técnica, e achamos que, quando o Ronald [Aráujo] voltar, teremos boas alternativas no meio da defesa. O João [Cancelo] pode jogar nas duas laterais. Ainda não está fechado, mas ficaria feliz se acontecesse. Conversámos sobre contratar um defesa-central, mas essa é uma boa opção para estes seis meses", começou por dizer o alemão, prolongando a análise, antes da viagem do Barcelona, curiosamente, para a Arábia Saudita para a realização da Supertaça.
"Temos de ser inteligentes em relação os jogadores que contratamos. Não podemos gastar milhares e milhões. Os nossos jogadores estão a progredir. Os nossos jovens estão a crescer e confiamos neles. Agora temos a oportunidade de contratar um veterano. Vou gostar se ele vier", completou Hansi Flick.
João Cancelo deverá viajar nos próximos dias para Espanha para efetuar os indispensáveis exames médicos antes da sua apresentação oficial. Recorde-se a sua primeira passagem ocorreu em 2023/24, também a título de empréstimo, mas do Manchester City. Participou em 42 partidas, com quatro golos e cinco assistências.
Barcelona na final da Supertaça
Os catalães prosseguiram, esta quarta-feira, a defesa da Supertaça com uma goleada, por 5-0, construída, essencialmente durante a primeira parte do desafio com o Athletic Bilbao, adversário do Sporting na última jornada da fse de liga da Liga dos Campeões.
Ferrán Torres (22'), Fermín (30'), Bardghji (34') e o ex-Vitória SC e Sporting Raphinha (38') confimaram a supremacia dos atuais campeões espanhóis.
No segundo tempo, o bis de Raphinha (52') deu mais volume à vitória, com o conjunto orientado por Hansi Flick a rondar os 80% de posse de bola e a aproveitar os erros defensivos dos bascos, que venceram o troféu três vezes, a última delas em 2021.
A nona vitória seguida deixa os culés, líderes da Liga espanhola, na final, esperando por Real Madrid ou Atlético, que se defrontam, esta quinta-feira, a partir das 19 horas (horário de Portugal Continental), por um lugar nesse jogo, aprazado para domingo, em Jeddah.















