Demissão de Amorim espoleta protesto no Manchester United: "Palhaço"

  • 09/01/2026

O 1958, um dos maiores grupos organizados de adeptos do Manchester United, que conta com mais de 100.000 inscritos, agendou uma ação de protesto contra a direção do clube para o próximo dia 1 de fevereiro, antes do arranque do encontro da 24.ª jornada da Premier League, perante o Fulham, equipa orientada pelo treinador português Marco Silva.

 

Esta manifestação tem como base a já oficializada demissão do também luso Ruben Amorim, e tem como um dos principais alvos Sir Jim Ratcliffe, um dos homens mais ricos do Reino Unido, que, em dezembro de 2023, adquiriu 25% do capital social dos red devils, a troco de uma verba na ordem dos 1,4 mil milhões de euros, e que tem vindo a assumir o controlo da política desportiva, desde então.

"Após saltar de um desastre para outro, Ratcliffe apresenta-se como um palhaço incompetente, tornando o clube num circo. Em vez de sermos os melhores da categoria, somos alvo de chacota", começa por ler-se no comunicado oficial enviado às redações, reproduzido pelo jornal britânico The Sun.

"Têm-se vividos uns poucos dias extraordinários e profundamente preocupantes, no Manchester United. Dentro de campo, estamos a assistir a prestações medíocres, por parte de uma equipa que está à deriva, sem identidade, direção ou ambição. Fora dele, o caos é ainda pior", acrescenta.

"A demissão de Ruben Amorim expõe, uma vez mais, a disfunção contínua do Manchester United"

O grupo não se fica por aqui, e prolonga as críticas ao trabalho levado a cabo pelo diretor executivo, Omar Berrada, e pelo diretor de futebol, Jason Wilcox: "Um treinador foi dispensado, não devido às exibições abjetas contra Grimsby Town, Everton, West Ham e Wolverhampton, mas, alegadamente, por uma troca acesa com Jason Wilcox".

"Diz-se que Wilcox, um homem com apenas nove meses de experiência como diretor de futebol, no Southampton, terá tentado interferir taticamente, apesar de o clube ter contratado o Ruben totalmente ciente do seu rígido sistema. A situação é de bradar aos céus", atira o grupo, referindo-se 3x4x3 que tanto sucesso teve, no Sporting.

"Esta decisão foi, alegadamente, apoiada por Omar Berrada, um CEO sem experiência prévia no cargo, que ouviu as queixas de um aliado próximo ao invés de exercer uma liderança independente. Estamos, uma vez mais, a testemunhar o Manchester United a ser gerido por executivos que aprendem no trabalho, às custas de resultados, estabilidade e credibilidade", continua.

Nesse sentido, pede-se "uma moção de censura aos proprietários, a Berrada e a Wilcox": "Isto não é uma defesa do Ruben ou do futebol praticado sob as suas ordens. Muito dele foi inaceitável. Mas a sua demissão expõe, uma vez mais, a disfunção contínua do nosso clube. O Manchester United é, agora, uma parceria tóxica, na qual os adeptos estão a receber o pior de dois mundos".

"Os Glazers continuam a tirar dinheiro do topo, ao passo que Ratcliffe e a INEOS martelam os adeptos no fundo. Juntos, estão a gerir um dos maiores clubes do futebol mundial como se fosse uma loja local de esquina, a curto prazo, e totalmente vazia de visão. Mais de mil milhões de dólares foram já sugados do Manchester United, em nome da ganância", alerta.

"Jim Ratcliffe traiu a esperança e a fé que vários adeptos tinham colocado nele. Ele era suposto ser a mudança. Ao invés, tornou-se no escudo perfeito dos Glazers, absorvendo a crítica pública, ao mesmo tempo que Joel e Avram Glazer continuam, silenciosamente, a sua retirada de ativos, nos bastidores. Nada mudou. Na verdade, está pior", conclui.

Leia Também: Roy Keane já tem favorito para a sucessão de Amorim: "Tem críticos, mas…"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2916286/demissao-de-amorim-espoleta-protesto-no-manchester-united-palhaco#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Verão e amor (Cerveja no congelador)

Toy

top2
2. Os meus dois amores

JOSÉ MALHOA

top3
3. A morena baila

MARCO PAULO

top4
4. Chapéu de Palha

BANDALUSA

top5
5. A ÚLTIMA NOITE (LA ULTIMA NOCHE)

TELMO MIRANDA

Anunciantes