Como casar miúdos e graúdos no FC Porto? Política de Villas-Boas explica

  • 09/01/2026

Na presidência do FC Porto desde o ato eleitoral realizado em abril de 2024, André Villas-Boas enfrentou dois arranques de época amplamente distintos, apoiando-se na ideia de que misturar a juventude e a experiência até poderia ser o casamento perfeito para a retoma do sucesso azul e branco. 

 

A política de contratações do sucessor de Pinto da Costa assim o mostra, sobretudo, olhando para aquilo que foi o último mercado de transferências de verão e, por esta altura, para a presente janela de inverno.

Perante um contraste absoluto, o veterano Thiago Silva (41 anos) chegou ao clube do Dragão pouco antes do jovem reforço Oskar Pietuszewski (17 anos), que ainda nem sequer atingiu a maioridade. Tal variedade estende-se também às múltiplas movimentações realizadas no defeso de verão, naquela que parece ser a tosta mista ideal de André Villas-Boas no comando dos destinos dos azuis e brancos.

Em 2024/25, o máximo foi... 25

No primeiro ano de mandato de André Villas-Boas, o investimento recaiu sobre os mais jovens, saltando à vista o de Samu Aghehowa, que chegou ao Dragão com apenas 20 anos e por valores que já chegaram a uns recordistas... 32 milhões de euros.

A tendência de contratações centrava-se em jogadores entre os 18 e os 20 anos, com exceções feitas aos emprestados Fábio Vieira e Tiago Djaló, até que, nas últimas horas da janela de verão de 2024, apareceu Francisco Moura a elevar a fasquia máxima para os 25 anos.

Reforço Idade aquando da contratação Valor da transferência
Samu Aghehowa 20 32 milhões de euros
William Gomes 18 9 milhões de euros
Francisco Moura 25 5 milhões de euros
Deniz Gul 20 4,5 milhões de euros
Tomás Pérez 19 3 milhões de euros
Fábio Vieira 24 Emprestado pelo Arsenal
Tiago Djaló 24 Emprestado pela Juventus

 

Já por via das camadas jovens, Rodrigo Mora (17 anos) e Vasco Sousa (21 anos) rubricaram as respetivas estreias na equipa principal na altura orientada por Vítor Bruno, o antigo adjunto de Sérgio Conceição, com a devida continuidade às ordens de Martín Anselmi, na época passada.

E agora? Vai dos 17 aos 41

Criticado no passado, André Villas-Boas terá aprendido com os erros da primeira temporada - com um pobre terceiro lugar e uma solitária conquista da Supertaça Cândido de Oliveira -, de tal forma que o investimento no último verão foi largamente superior, em todas as posições e nas mais variadas nacionalidades.

Desconhecidos por muitos, os reforços que foram chegando ao Estádio do Dragão tornaram o FC Porto praticamente imbatível, destacando-se a contratação mais cara de Victor Froholdt (20 milhões de euros), bem como as de Gabri Veiga e Alberto Costa, ambas por 15 milhões, entre aquelas que foram algumas das caras novas mais jovens. A mais recente apareceu na passada terça-feira: a de Oskar Pietuszewski, com apenas 17 anos, podendo chegar aos 10 milhões de euros.

Reforço Idade aquando da contratação Valor da transferência
Victor Froholdt 19 20 milhões de euros
Gabri Veiga 23 15 milhões de euros
Alberto Costa 21 15 milhões de euros
Borja Sainz  24 13,5 milhões de euros
Oskar Pietuszewski 17 10 milhões de euros
Jan Bednarek 29 7,5 milhões de euros
Dominik Prpic 21 4,5 milhões de euros
Pablo Rosario 28 3,75 milhões de euros
Jakub Kiwior 25 Cedido pelo Arsenal (2 milhões)
João Costa 29 Custo zero
Luuk de Jong 34 Custo zero
Yann Karamoh 27 Custo zero
Thiago Silva 41 Custo zero

 

Já com uma larga experiência, surge não só o exemplo do capitão Jan Bednarek (7,5 milhões), como ainda os de João Costa, Luuk de Jong e Thiago Silva, todos eles sem custos de transferência associados.

Pódio no capítulo da média mais jovem

Apesar da mistura entre miúdos e graúdos, o FC Porto tem um plantel com uma das médias etárias mais baixas da I Liga, tendo já apresentado um onze inicial com uma média de 23,8 anos, apenas atrás de Famalicão (23,5) e Alverca (23,1), segundo dados fornecidos pelo portal Transfermarkt.

Ainda assim, é possível que a eventual colocação de Thiago Silva, experiente defesa central, num onze inicial de Francesco Farioli suba ligeiramente a média dos valores apresentados, dando aso à ideia de que o sucesso do FC Porto - líder destacado com mais sete pontos do que o bicampeão Sporting e mais dez por comparação ao Benfica - tem sido construído com base numa apetecível... tosta mista.

Thiago Silva avisado no FC Porto:

Thiago Silva avisado no FC Porto: "Ninguém tem lugar garantido"

Em entrevista exclusiva concedida ao Desporto ao Minuto, Rubens Junior, antigo jogador do FC Porto, analisou a contratação surpresa de Thiago Silva, acreditando que o antigo companheiro de equipa poderá ser uma inspiração para os mais novos.

Rodrigo Querido | 07:51 - 08/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2915598/como-casar-miudos-e-graudos-no-fc-porto-politica-de-villas-boas-explica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Verão e amor (Cerveja no congelador)

Toy

top2
2. Os meus dois amores

JOSÉ MALHOA

top3
3. A morena baila

MARCO PAULO

top4
4. Chapéu de Palha

BANDALUSA

top5
5. A ÚLTIMA NOITE (LA ULTIMA NOCHE)

TELMO MIRANDA

Anunciantes