Candidatura de Ventura reconhece derrota mas diz que Chega lidera direita
- 08/02/2026
"Não ganhámos. Na vida é assim, umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se. Nós respeitamos, obviamente, os resultados, achamos que merecíamos mais e que a nossa candidatura do nosso presidente André Ventura merecia mais. Mas os resultados são o que são", lamentou Pedro Pinto, numa primeira reação às projeções televisivas que dão a vitória a António José Seguro, entre 66,8% a 73% dos votos.
Pedro Pinto lamentou que os portugueses tenham perdido "uma oportunidade de uma grande mudança".
"No entanto, isto demonstra que o Chega está vivo, está forte, que somos os grandes líderes da direita em Portugal", afirmou.
O deputado disse ainda que o Chega continuará a "lutar diariamente para fazer de Portugal um grande país, para fazer de Portugal uma grande mudança, aquela mudança que os portugueses hoje não quiseram mas vão querer em breve".
Momentos antes da reação de Pedro Pinto, as primeiras projeções de resultados foram recebidas com silêncio praticamente total e semblantes fechados por alguns apoiantes e dirigentes do Chega que se concentraram junto a uma das televisões no espaço.
O também líder parlamentar do Chega começou por dizer que, pelas projeções, a noite não ia ter "grande história" e agradeceu aos eleitores por se terem deslocado às urnas mesmo em "situações difíceis" após as tempestades que assolaram o país.
O dirigente agradeceu também ao partido Chega, que se mobilizou em torno da candidatura do seu líder, André Ventura, que, disse, "surgiu quando se percebia que a direita não tinha soluções".
"Nós apresentámos uma solução, conseguimos ir à segunda volta, fomos os grandes vencedores da direita em Portugal. (...) Provámos que vínhamos para ser diferentes, provámos que tínhamos um projeto alternativo aos 50 anos num sistema que se uniu e que se juntou contra nós", sustentou.
A sala do hotel Marriott, onde André Ventura irá discursar perante os seus apoiantes, está iluminada com as cores vermelha e verde, alusivas à bandeira nacional, e no painel por detrás do púlpito, verde-escuro, pode ler-se "Ventura presidente" e "Portugueses primeiro", slogans da campanha.
No local habitualmente escolhido pelo Chega para noites eleitorais encontram-se algumas dezenas de apoiantes e foram distribuídas bandeiras de Portugal e da candidatura pela sala.
Leia Também: AO MINUTO: Projeções dão António José Seguro como Presidente da República














