Após 37 dias a morar em cave, dono conseguiu expulsar urso da sua casa
- 09/01/2026
O urso de 250 quilos, que se instalou debaixo de uma casa em Altadena, no estado norte-americano da Califórnia, saiu finalmente de casa.
O animal viveu durante 37 dias na cave da casa de Ken Johnson, homem que confessou estar de tal forma desesperado com a situação que ponderou processar o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia por nada fazerem para o auxiliarem.
A expulsão do animal selvagem aconteceu na quinta-feira, depois de o dono da habitação ter contacto o grupo especializado 'A Liga dos Ursos'.
A técnica deste grupo consistiu em disparar balas de paintball contra o animal, de forma a encaminhá-lo até à saída, e obrigá-lo a abandonar o local.
Por pouco provável que possa parecer, esta surtiu efeito, tal como comprova o vídeo partilhado pelo grupo de resgate na sua página de Facebook e que está disponível na galeria acima.
Assim que o animal saiu, Ken apressou-se a construir uma espécie de barreira com pladur e sacos de terra, para impedir qualquer tentativa do animal regressar a casa.
Depois da sua ação, a 'Liga dos Ursos' decidiu organizar uma página de angariação de fundos para ajudar Ken a reconstruir as partes da sua casa que foram danificadas pelo intruso, durante os últimos dias.
Homem vivia em desespero e sem água quente
Há mais de um mês que Ken Johnson tentava afastar o urso de 250 quilos que se instalou debaixo sua residência, em Altadena, no estado norte-americano da Califórnia. Ao fim de várias tentativas falhadas para remover o animal, que incluíram a captura de um outro urso, o homem assumiu estar desesperado e chegou a ponderar processar o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, por negligência e danos emocionais.
“Isto já dura há demasiado tempo, e é algo com que têm de lidar. É um urso marcado. Eles já lidaram com isto antes. Optaram por não o eutanasiar, e agora ele está de volta e vai continuar a fazer isto”, apontou Ken Johnson, em declarações à KTLA.
“Não me sinto completamente seguro na minha própria casa, enquanto ele estiver lá em baixo”, lamentou.
Depois de os biólogos do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia terem capturado o urso errado, recorreram a buzinas para tentar afastar o animal de 250 quilos. Apesar de o método parecer funcionar, Johnson relatou que os especialistas receberam um telefonema para pararem a operação.
Ken conseguia ouvir o urso a movimentar-se e ficou, inclusive, sem água quente. Isto porque, na véspera de Natal, o animal terá partido um cano, o que obrigou Johnson a desligar o gás.
O homem descobriu que o urso se tinha apoderado da sua casa em novembro, após ter dado conta de vários danos no exterior. Ao instalar uma câmara de segurança, viu o urso a rastejar para debaixo da habitação.
“Não sei como é que entrou ali. Deve ser um contorcionista. É grande e o estômago toca no chão”, garantiu ao LA Times, na altura.
Leia Também: Professor julgado em Leiria por dois crimes de maus-tratos a alunos














