3 dicas para aumentar os seus níveis de vitamina D este inverno
- 09/01/2026
A deficiência de vitamina D acontece quando não há quantidade suficiente desta vitamina no organismo. Poderá tomar conhecimento dos seus níveis através de exames, pelo que é aconselhado fazer sempre o check up anual para ver se está tudo bem.
Embora os níveis baixos de vitamina D estejam associados a diversos problemas de saúde, como é o caso de doenças cardíacas, diabetes e depressão, não há evidências que demonstrem que a falta de vitamina D seja necessariamente a causa desses problemas.
No entanto, segundo a Sociedade de Doenças Osteopáticas (ODS), a falta desta vitamina pode levar diretamente à osteomalácia, uma condição que enfraquece os ossos e pode causar sintomas como dor óssea, fraqueza muscular e espasmos musculares. A deficiência de vitamina D poderá também contribuir para a osteoporose, doença óssea que aumenta drasticamente o risco de fraturas, especialmente em mulheres idosas.
Como aumentar os níveis de vitamina D: 3 dicas a ter em conta
1. Luz solar
A pele começa a produzir vitamina D quando exposta ao raios UV do sol, refere a médica Sue Shapses. A maioria das pessoas consegue obter os níveis recomendados de vitamina D desta forma, no entanto, quando passam muito tempo em espaços fechados, é mais complicado.
Algumas evidências sugerem que 5 a 30 minutos de exposição solar por dia (ou pelo menos duas vezes por semana) são suficientes para que a pele produza a quantidade dessa vitamina. No entanto, a quantidade de sol dependerá de outros fatores, como o local onde vive, a estação do ano, os níveis de poluição, o tipo de pele, o uso de protetor solar, a idade, entre outros.
O ideal será aproveitar a exposição ao solar durante um período, mas sempre com proteção solar com fator 30 (pelo menos).
2. Alimentação
Embora o corpo produza vitamina D através da luz solar, também poderá obter este nutriente através da alimentação, revela a nutricionista Shana Minei Spence.
Assim, as melhores fontes naturais são peixes gordos como truta, salmão, atum e cavala. Outros produtos de origem animal, como o queijo, a gema do ovo e carnes gordas também contêm pequenas quantidades de vitamina D.
Se for vegetariano, então poderá apostar em cogumelos e leites vegetais.
3. Suplementos
É possível obter a quantidade necessária de vitamina D através da alimentação, mas nem sempre é fácil. "Se as pessoas não consomem uma variedade de alimentos, especialmente cereais, leite, iogurte e peixe, então um suplemento poderá ser necessário", refere Spence.
Contudo, é sempre prudente consultar o seu médico antes de começar a tomar um novo suplemento.















